15 mayo 2013

Bida fue condenado a 30 años por la muerte de Dorothy Stang.

'Decisión de la Corte Suprema es absurdo ", dice la Comisión Pastoral de la Tierra
Tribunal Supremo decidió anular la condena de Bida.Vitalmiro Bastos es acusado de matar a una misionera Dorothy Stang.
Bida fue condenado a 30 años por matar a Dorothy Stang.

 

'Decisão do STF é absurda', diz Comissão Pastoral da Terra

Supremo Tribunal Federal decidiu pela anulação da condenação de Bida.
Vitalmiro Bastos é acusado de matar a missionária Dorothy Stang.

Bida foi condenado há 30 anos pela morte de Dorothy Stang. Bida foi condenado há 30 anos pela morte de
Dorothy Stang. (Foto: Tarso Sarraf/ O Liberal)

A Comissão Pastoral da Terra (CPT) considerou absurda a decisão do Supremo Tribunal Federal (TSF) de anular a condenação de Vitalmiro Bastos de Moura, acusado de matar a missionária norte-americana Dorothy Stang, em Anapu, no sudoeste do Pará, em fevereiro de 2005.

"Nós tomamos conhecimento agora pela manhã. A decisão do STF é absurda. Dá amparo a uma estratégia da defesa que queria impedir que ele fosse levado ao tribunal do júri. Essa argumentação não merece crédito. Infelizmente decisões como essa do Supremo só contribuem com o aumento da violência no campo e na continuidade da impunidade que existe no campo, principalmente no assassinato que tem o mandante do crime", declarou o advogado da CPT no Pará, José Batista Afonso.
saiba mais

    Supremo anula condenação de acusado de matar Dorothy Stang
    Fazendeiro pega 30 anos por envolvimento na morte de missionária
    Relembre o caso Dorothy Stang
    Apenas 6 condenados por crimes no campo no PA cumprem pena, diz CPT

O advogado de defesa de Bida, Arnaldo Lopes, afirma que o prazo para elaboração da defesa foi insuficiente. "O juiz me expulsou do júri. A defensoria insistiu no julgamento. Como eu defenderia meu cliente, sendo que são mais de 26 volumes, sem conhecer o processo? Agora eu conheço o processo. Garanto que, em próximo julgamento, o resultado será a absolvição", acredita.

O representante de Vitalmiro Bastos afirma que vai entrar com pedido para revogar a prisão preventiva do cliente. "O Bida cumpriu 5 anos em regime fechado. Atualmente ele está no semiaberto, gozando da saída temporária pelo dia das mães em Altamira. Hoje eu vou entrar com pedido para revogar a prisão preventiva dele. Há um interesse em fazer do Vitalmiro e do Regivaldo Galvão bodes expiatórios (pela morte da missionária Dorothy Stang)", conclui.

De acordo com o Tribunal de Justiça do Estado do Pará (TJE), a decisão da 2ª Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) será encaminhada para a 2ª Vara do Tribunal do Júri, em Belém, que deverá remarcar o julgamento conforme a disponibilidade da agenda. A previsão é que o julgamento seja marcado o segundo semestre deste ano. Com base na decisão do STF, os ministros decidiram manter o réu preso.

Segundo informações do Superintendência do Sistema Penitenciário do Pará (Susipe), Vitalmiro está preso no Centro de Progressão Penitenciária de Belém, mas no momento não se encontra na unidade prisional pois ainda não voltou do benefício de saída temporária do Dia das Mães. Ele saiu no dia 8 de maio e tem até às 20h desta quarta-feira (15) para retornar ao presídio. A Susipe informou ainda que, caso Bida não volte neste prazo, ele tem até 48h para voltar ao centro de progressão.

Vitalmiro foi transferido para a unidade do sistema penitenciário em dezembro de 2011, quando a Justiça determinou a progressão do regime dele do fechado para o semi-aberto.
Dorothy Stang foi morta em 2005

Entenda o caso
A norte-americana Dorothy Stang foi morta a tiros em 12 de fevereiro de 2005, no município de Anapu, no sudoeste paraense. Segundo a Promotoria, ela foi assassinada porque defendia a implantação de assentamentos para trabalhadores rurais em terras públicas que eram reivindicadas por fazendeiros e madeireiros da região.

A acusação sustentou a tese de que Regivaldo foi um dos mandantes do crime, ao lado de Vitalmiro Bastos de Moura, o Bida, condenado, em abril de 2010, a 30 anos de prisão. Regivaldo era dono da fazenda onde Dorothy Stang foi assassinada, mas vendeu a propriedade a Bida antes do crime. O promotor afirmou que os dois mantinham uma parceria na época do crime.
(Foto: Tarso Sarraf / Liberal)
La Comisión Pastoral de la Tierra (CPT) realizó la absurda decisión de la Corte Suprema (TSF) para anular la condena de Vitalmiro Bastos de Moura, acusado de matar a un EE.UU. misionera Dorothy Stang en Anapu, al suroeste de Pará, en febrero 2005.
"Ahora nos enteramos de la mañana. Una decisión del Tribunal Supremo es absurdo. Da soporte a una estrategia de defensa que quería evitar que llevaron al jurado. Este argumento no merece crédito. Desafortunadamente este tipo de decisiones de la Suprema sólo contribuyen a la aumento de la violencia en el campo y en la continuidad de la impunidad que se vive en el campo, especialmente en el asesinato que tiene el instigador del crimen ", dijo el abogado de CPT en Pará, José Batista Afonso.leer más
Supremo anula la condena del acusado de matar a Dorothy StangFarmer recibe 30 años por su participación en la muerte del misioneroRecordemos el caso de Dorothy StangSólo 6 condenados en el campo de PA condenado, dice CPT
El abogado defensor de Bida, Arnaldo Lopes dijo que la fecha límite para la preparación de la defensa fue inadecuada. "El juez me echó del jurado. Un defensa insistió en el juicio. ¿Cómo puedo defender mi cliente, y son más de 26 volúmenes, sin conocer el proceso? Ahora conozco el proceso. Garantizar que en la próxima prueba, el resultado será absolución ", opina.
El representante Vitalmiro Bastos dice que va a presentar una petición para revocar la libertad condicional cliente. "La Bida cumplió cinco años régimen cerrado. Actualmente se encuentra en semi-abierto, disfrutando de la salida temporal para el Día de la Madre en Altamira. Hoy voy a presentar una petición para revocar su libertad condicional. Hay un interés en hacer Vitalmiro y Regivaldo chivos expiatorios Galvão (la muerte de la hermana Dorothy Stang) ", concluye.
Según el Tribunal de Justicia del Estado de Pará (ECJ), la decisión de la Sala 2 ª del Tribunal Supremo (STF) se remitirá a la segunda jurado del Tribunal de Circuito de Belén, que deberá reprogramar el juicio de acuerdo a la disponibilidad de programar. La predicción es que el juicio está previsto la segunda mitad de este año. En base a la decisión de la Corte Suprema, los ministros decidieron mantener el condenado.
Según información de la Superintendencia de Instituciones Penitenciarias Pará (Susipe) Vitalmiro atascado en el Centro Penitenciario La progresión de Belén, pero por el momento no está en la cárcel, porque una vez más el beneficio del Día temporal salida de la Madre. Él salió el 8 de mayo y tiene hasta 20 horas el miércoles (15) para volver a la cárcel. El Susipe también informó que si Bida no vuelve dentro de ese tiempo, tiene hasta 48 horas para volver al centro de la progresión.
Vitalmiro la unidad fue transferida al sistema penitenciario en diciembre de 2011, cuando el tribunal determinó la progresión de su régimen está cerrado a semiabierto.Dorothy Stang fue asesinada en 2005
Entender el casoEl estadounidense Dorothy Stang fue muerto a tiros el 12 de febrero de 2005, en Anapu en el suroeste de Pará. Según la acusación, fue asesinado porque defendía el despliegue de los asentamientos rurales de los trabajadores en las tierras públicas que se alegó por los ganaderos y madereros de la región.
La fiscalía sostuvo la tesis de que Regivaldo fue uno de los autores intelectuales del crimen, junto Vitalmiro Bastos de Moura, el Bida, condenado en abril de 2010 a 30 años de prisión. Regivaldo dueño de la granja donde fue asesinada Dorothy Stang, pero vendió la propiedad a Bida antes del crimen. El fiscal dijo que los dos mantuvieron una asociación en el momento del crimen.

No hay comentarios: